terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Rapadura, farinha do nordestino.

Rapadura é um doce de origem açoriana ou canária. É feita a partir do caldo da cana após moagem, fervura, moldagem e secagem típico do Nordeste do Brasil.

Em janeiro de 2006, uma empresa alemã registrou a "rapadura" como sua marca registrada. Em protesto, a coletividade nordestina do Rio de Janeiro mobilizou-se em frente ao consulado da Alemanha com o grito de protesto "A rapadura é nossa, cabra da peste!". O governo brasileiro, através do Itamarati, já se mobilizou para reverter a situação.
O caldo é retirado da cana; . Em Seguida é moído; . Logo depois, um tacho é limpo para a recepção do caldo; . Depois o caldo é colocado no tacho; . Do tacho, o caldo escorre em um cano e vai parar em um balaio, onde é coado para a retirada de algumas impurezas; . O caldo, quando já esta no tacho, o caldo é fervido no tacho (com a elevada temperatura da água, as impurezas irão “boiar” por cima da água, onde são retiradas com uma espumadeira); . Depois da retirada dessas impurezas, o caldo é colocado em uma espécie de caixa de depósito; . O caldo é fervido novamente para engrossar e para retirar algumas impurezas que ainda não foram retiradas; . No momento que o caldo se torna melado, é retirado, coado e colocado em vasilhas; . Depois, o caldo é retirado das vasilhas bem mais engrossado, daí, vai direto para as “canoas”; . Nas “canoas”, o caldo é batido para obter uma liga e para que fique bem grosso; . Ao ser retirado das “canoas”, é colocado no estandarte para ganhar a forma de rapadura; . Depois que a rapadura já endureceu, esfriou e ganhou a sua forma, pode ser retirada do estandarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário